quarta-feira, 13 de junho de 2012

Vacinação



doença seja altamente O ideal é que toda mulher tenha completado o calendário vacinal antes de engravidar. Vacinas produzidas com vírus atenuados (tríplice viral,varicela e febre amarela), se possível e de preferência, devem ser aplicadas pelo menos um mês antes do inicio da gravidez e não durante a gestação. A aplicação de vacinas no primeiro trimestre de gravidez deve ser evitada sempre que possível. A lactação, em geral, não contraindicada a vacinação (exceto a vacina para a febre amarela, quando devem ser observadas as orientações do Ministério da Saúde).
(1)     Vacina viva atenuada : contraindicada em gestantes e/ou imunossuprimidas.
(2)     Vacina inativada: não oferecem riscos teóricos para gestantes e podem ser aplicadas em mulheres imunossuprimidas.
(3)     Vacinação contra a difteria, o tétano e a coqueluche: a vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa) é composta de apenas antígenos inativados, portanto, não há risco teórico na administração durante a gravidez. Entretanto, por não ser consenso, deve-se evitar, por enquanto, o uso rotineiro durante a gravidez. Para a prevenção do tétano neonatal, deve-se, portanto, preferir a vacina dupla do tipo adulto (dT). Na Falta da dT, esta pode ser susbstituida pela vacina antitetânica(toxoide tetânico ou TT).

Esquemas de vacinação para a prevenção do tétano neonatal:

a.       Em gestantes previamente vacinadas com pelo menos três doses, comprovadas, de vacina contendo o toxoide tetânico (dT,DTP,DTPa, TT), tendo recebido a ultima dose há mais de cinco anos: aplicar uma dose da dT no segundo trimestre da gravidez e uma dose de dTpa no pós-parto, seis meses(ou no mínimo dois meses) depois da última dose de dT.
b.       Em gestantes que receberam vacinação incompleta contra tétano: concluir o esquema com uma ou duas doses de dT(estas, com intervalo de dois meses), a partir do segundo trimestre de gravidez,e aplicar uma dose de dTpa no pós parto, seis meses(ou no mínimo dois meses) depois da ultima dose de dT.
c.        Em gestante cuja vacinação antitetânica anterior não for conhecida: aplicar duas doses de dT a partir do quarto mês de gravidez, com intervalo de dois meses, e uma dose de dTpa no pós-parto, seis meses(ou no mínimo dois meses) depois da ultima dose de dT.

(4)     Vacina para febre amarela: apesar de conter vírus atenuado e do risco teórico para o feto, a vacina para a febre amarela pode ser indicado conforme observações em Vacinas com risco teórico durante a gestação (veja abaixo). Nos locais em que a endêmica e os ricos de adquirir febre amarela superem os riscos de eventos adversos graves pela vacina de febre amarela, esta deve ser aplicada mesmo durante a gravidez. Devido ao relato de dois casos de encefalite com lactantes de mulheres brasileiras vacinadas contra a febre amarela após o parto, ambos com boa evolução, recomendam-se que mães amamentando lactantes com até seis meses de vida só devem receber esta vacina se houver alto risco de exposição ao vírus.





Vacinas recomendadas na gestação:
São aquelas não contraindicadas na gestação e que protegem de infecções de alto risco de complicações e óbitos para a gestante e/ou para feto: e quando é consenso que a vacina traz benefícios comprovados se aplica durante a gestação.

Vacinas containdicadas
São as vacinas que oferecem risco teórico para o feto(vacinas com vírus atenuado).

Vacinas recomendadas no puerpério
São aquelas que protegem a mãe não vacinada, ou sem infecção prévia, de infecções consideradas de alto risco para o lactente e que podem ser transmitidas para o bebê.

Vacinas a serem consideradas em situações de risco especiais:

Vacinas sem risco teórico: durantea gestação
 - são as vacinas inativadas. Tais vacinas não têm risco teórico para a gestante. A indicação deve ser considerada quando a situação epidemiológica colocar em risco a gestante.

Vacinas com risco teórico durante a gestação
- são aquelas contraindicadas, embora a prescrição possa ser feita quando o risco de infecção e das conseqüências do adoecimento. Este é o caso da vacinha para a febre amarela.









Nenhum comentário:

Postar um comentário